Bora relembrar uma pérola meio esquecida do mundo dos games? Lá em 2009, quando o Xbox 360, o Wii e o PS3 tavam na maior treta de consoles, apareceu um competidor que talvez você nem saiba que existiu: o Zeebo, com aquele toque brazuca!
Olha só, a parada era mais ou menos assim: a Zeebo Inc., uma parceria entre a Tectoy e a Qualcomm, trouxe esse console com pinta de brasileiro. Mas você sabe, a vida do bichinho não durou muito tempo, foi um pulinho, digamos assim. Mas a história não acabou aí, não!
Era um console meio diferente, saca? Nada de disco físico. O Zeebo estava sempre plugado na rede 3G, fazendo download dos jogos direto do éter virtual. Teve uns 40 games lançados pra ele, incluindo versões do Resident Evil 4, Quake, FIFA, Need For Speed e outros jogos famosinhos.
Até o Crash Bandicoot entrou na dança, com o título Nitro Kart 3D adaptado pro console. E, ó, agora o rolê tá assim: tem um emulador do Zeebo pintando na área, daqueles que fazem o bicho rodar no computador. Claro, tem uns bugs chatinhos no começo, mas isso é normal quando se trata de novidade, né?
A parte legal disso tudo é que até um console que vendeu pouco e só deu as caras em lugares super específicos, tipo Brasil, China e México, ainda chama a atenção dos devs. É aquela história, não dá pra deixar essa parte da jornada dos videogames se perder nas memórias, né?
E aí, você tava ligado nessa parada do Zeebo? Ou essa é uma daquelas histórias que tão quase na categoria de lendas urbanas dos games?