O game Super Mario Bros. 3 foi lançado no Japão em 23 de Outubro de 1988 para o Famicom e em 12 de Fevereiro de 1990 deu as caras nos Estados Unidos para o NES.
Esse game vendeu mais de 17 milhões de cópias pelo mundo, trazendo tantas boas lembranças até hoje para quem o jogou que não poderíamos deixar de fora da seção Nostalgia, trazendo abaixo algumas curiosidades. Vamos descobrir quais são?
1. Inspirações reais
Os fantasminhas foram inspirados na esposa do desenvolvedor, que era bastante tímida, mas certa vez explodiu de raiva por conta do tempo que o marido passava trabalhando no game. Assim, no jogo, os fantasminhas são “de boa” quando encarados por Mario ou Luigi, mas passam a atacar quando ele vira as costas.
2. Mensagens secretas
Nosso objetivo no jogo é resgatar a princesa Peach que mais uma vez foi raptada pelo Bowser, mas em cada mundo existem reis os quais precisamos devolver a sua forma original entregando uma varinha mágica a ele. Quando isso acontece, o rei faz um agradecimento genérico, que muitos nem se dão ao trabalho de ler. Porém, se derrotar o capanga do Bowser com algum tipo de fantasia, os agradecimentos mudam: no caso de terminar com a roupa de sapo, por exemplo, o rei se oferece para retribuir o favor, usando a sua varinha mágica para devolver a forma original do Mario.
3. Peça de teatro
Algumas teorias de conspiração diziam que o jogo era inspirado em peças de teatros e essa afirmação foi confirmada por Shigeru Miyamoto. Pode-se observar na abertura uma cortina se abrindo e ao fim de uma fase o Mario se encaminhando para uma espécie de bastidores.
4. Referência a The Legend of Zelda
Tanto Super Mario Bros. 3 e The Legend of Zelda possuem um enredo semelhante: o herói (Mario/Link) sai em resgate de uma princesa (Peach/Zelda) raptada por um vilão (Bowser/Ganondorf). Porém, as semelhanças são ainda maiores, visto que ambos os títulos são obras de Shigeru Miyamoto. O apito “Warp Whistle” do Mario, por exemplo, é idêntico ao “Recorder” que aparece em Zelda. Eles inclusive tocam a mesma melodia!
5. O formato dos mapas
Alguns easter eggs são tão visíveis que muitas vezes não reparamos: você já notou, por exemplo, que as ilhas do Mundo 7 parecem formar os tubos verdes pelos quais o Mario entra? Já no Mundo 3, quando Mario embarca em uma canoa até chegar ao castelo final, aos ilhas parecem imitar o mapa do Japão! Dessa forma, se formos comparar, é como se o castelo estivesse localizado na cidade de Kyoto, justamente a sede da Nintendo!
6. O jogo japonês é mais difícil
Como visto no início houve um tempo entre o lançamento de Super Mario Bros. 3 no Japão e nos EUA, no caso dois anos. Esse foi o tempo para aliviar a dificuldade do game – as versões japonesas costumavam ser muito mais difíceis, tanto que Super Mario Bros. 2, por exemplo, nem foi lançado em terras ianques. Entre as mudanças, por exemplo, está que Mario, enquanto com o poder da flor de fogo e atingido por um inimigo, passa a ser o “Mario grande” e posteriormente o “Mario pequeno” caso seja atingido mais uma vez. Na versão japonesa, mesmo que o personagem esteja com algum superpoder, ele vai direto para a versão minúscula se atingido na primeira vez. O layout de muitas fases também foi suavizado para o público ocidental.
7. Super Mario Bros. 3 NÃO é o terceiro jogo da série
Na verdade esse foi o quinto título da série dos irmãos Mario a ser lançado!
Já sabia alguma dessas curiosidades? Indiferentemente esse continuará sendo, na opinião da Pavê Games, o melhor jogo da série dos irmãos bigodudos!