Presta só atenção nessa notícia: uns estudantes de uma escola pública lá em Mogeiro, uma cidade da Paraíba com só 13 mil habitantes, mandaram ver e desenvolveram uns jogos digitais incríveis pra promover a educação ambiental. E o trabalho ficou tão top que a União Europeia deu um prêmio pra galera.
O projeto dos caras se chama “ODS Gamificados” e ganhou o primeiro lugar na categoria Ciência Cidadã do prêmio Diplomacia Verde, organizado pela própria UE aqui no Brasil. A sigla ODS significa Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, sacou?
Os estudantes são da Escola Cidadã Integral Técnica Otávio Silveira, a famosa ECIT. Com a premiação, a escola levou um computador de última geração pra continuar desenvolvendo trabalhos desse tipo. Sensacional, né?
Os jogos que eles criaram são todos sobre meio ambiente. Os alunos aproveitaram duas disciplinas opcionais chamadas “Vem Jogar” e “Crie seu jogo“, que fazem parte do currículo diferenciado do Ensino Médio Integral. Eles pegaram os objetivos de sustentabilidade estabelecidos pela ONU e transformaram em games maneiríssimos.
Um dos jogos se chama “ODS Vida Terrestre” e aborda o tráfico de aves silvestres na região da Caatinga. Já o “ODS Vida na Água” tem como objetivo mostrar os impactos do lixo plástico nos oceanos. Os alunos se inspiraram no Riacho Mogeiro, que passa pertinho da escola, para criar esse jogo massa.
E a parte mais louca é que eles desenvolveram tudo nos próprios celulares. É isso mesmo, os estudantes meteram as caras e criaram esses games incríveis usando os próprios smartphones. Que talento, hein?
O projeto é irado porque envolve várias disciplinas diferentes, estimulando a galera a aprender de forma multidisciplinar, além de também incentivar a cultura, a inclusão digital e a criatividade e inovação socioambiental dentro e fora da escola. Os estudantes envolveram tanto a galera da zona rural quanto da urbana, botando todo mundo pra participar das atividades de educação ambiental. É demais ver esse protagonismo estudantil.
Esse tipo de trabalho também tá super conectado com o sonho de vida de quem quer trabalhar com desenvolvimento de jogos digitais. É uma baita oportunidade pros alunos relacionarem problemas e questões sociais com a realidade e desenvolverem habilidades incríveis. É o futuro, e só tenho a deixar aqui meus parabéns aos alunos!