Desde que o filme Super Mario Bros. foi anunciado, todos ficamos curiosos para ver como a Nintendo e a Illumination Studios iriam trazer o mundo icônico dos videogames para as telonas. Pelos trailers que vimos até agora, parece que eles fizeram um trabalho incrível. Os personagens do filme são levemente inspirados nos jogos que conhecemos, mas trazem reviravoltas divertidas para manter a experiência cinematográfica emocionante.
Um dos diretores do filme, Michael Jelenic, recentemente concedeu uma entrevista à Animation Magazine, onde compartilhou como foi o processo de trazer os personagens dos jogos para a tela grande. Jelenic elogiou o elenco do filme, que teve o desafio de dar vida a personagens que, segundo ele, “não têm muita personalidade” nos videogames.
Às vezes, na comunidade de animação, as pessoas pensam que você não pode usar celebridades, mas acho que é fácil esquecer que eles são ótimos artistas e todos provaram seu valor várias vezes e criaram personagens icônicos. Nós os escalamos para os papéis porque acreditávamos que eles poderiam dar vida a esses personagens de videogame, que realmente não têm muita personalidade, e torná-los relacionáveis, engraçados e heroicos. Literalmente, cada personagem neste filme é ótimo.
Embora alguns possam argumentar que os personagens de Mario têm evoluído em termos de personalidade ao longo de suas aparições nos jogos, é compreensível a dificuldade de traduzir seus gritos de guerra como “wahoo!”, “oh yeah!” e “Marioooo!” em personagens bem desenvolvidos que possam levar uma história por 90 minutos.
Embora possa parecer um pouco injusto dizer que Mario e seus amigos não têm muita personalidade, especialmente se olharmos para jogos como Super Mario Odyssey, é importante lembrar que transmitir emoções em um enredo de filme requer um nível de profundidade de personagem ainda maior.
A entrevista completa do diretor Michael Jelenic explora por que a franquia Mario tem durado tanto tempo, a abordagem da equipe em relação à animação e como projetos anteriores influenciaram o filme atual. A entrevista pode ser conferida na íntegra no site da Animation Magazine (em inglês).