Sabemos que o dia das crianças já passou mas, com o Natal se aproximando, é inevitável ter algum pedido de jogo quando se tem um Nintendo Switch em casa. Alguns pais podem ficar em dúvida na hora de buscar algum jogo divertido para jogar com os seus filhos. Se esse for o seu caso, saiba que chegou ao lugar certo e vamos lhe ajudar.
Fizemos duas listas pensando em alguns aspectos, separando por tipos de jogos (aventura, corrida, etc.), idade da criança e experiência que a mesma precisa ter para se divertir ao invés de se frustrar.
Além disso, a lista está separada em duplas, sempre com um jogo exclusivo da Nintendo (o que aumenta o seu custo) e outro que não pese tanto no bolso dos pais, mas que seja tão bom quanto o exclusivo.
Então, sem maiores enrolações, vamos à primeira parte da lista!
Jogos de corrida (qualquer idade e/ou experiência)
Mario Kart 8 Deluxe
Pensou em jogo de corrida para o Nintendo Switch é meio que obrigação falarmos do Mario Kart. Além de ser pura diversão, independente da sua idade, ele é um dos melhores games de corrida existentes no mercado. Se você não conhece, é imperdível.
Motivo da recomendação
Além da qualidade desse game, ele possui algumas opções que podem ser ativadas para não atrapalhar a diversão de quem não está acostumado com os controles, como por exemplo virar ou acelerar o kart sozinho.
E se você for mais experiente em jogos de corrida a sua experiência e progressão dentro do game não será atrapalhada pelo outro jogador, o que facilita você deixar o segundo controle na mão do seu filho de 2 anos e ele, além de se divertir, não estará atrapalhando você em sua corrida pelo primeiro lugar.
Cruis’n Blast
Se dissemos que o Mario Kart possuía algumas configurações para facilitar a vida do jogador, Cruis’n Blast é quase que automático, além de ser uma maluquice só.
Ele vai se adaptando ao jogador para a criação de momentos inusitados, além de ter opções de escolha de veículos “diferentes” e divertidos, como por exemplo um carro tubarão.
Motivo da recomendação
O jogo utiliza-se de uma criptografia, que em seu modo multiplayer, simplesmente “empurra” um jogador para ficar mais próximo ao outro. Sem brincadeira, se você chegar em primeiro lugar numa corrida e tiver deixado o segundo controle largado no chão, esse outro jogador ficará pelo menos na quarta colocação. Isso em si já é um baita argumento para que você possa jogar com uma criança de qualquer idade, fazendo com que ela não chegue em último lugar e fique brava.
Jogos de aventura (5 anos / nenhuma experiência)
Super Mario Odyssey
O último grande jogo da franquia Super Mario Bros. é simplesmente lindo e indicado para todas as idades. Os desenvolvedores abusaram da criatividade nas fases, nas novas mecânicas do game, que trazem tantos momentos nostálgicos para os fãs do Mario quanto uma linda experiência para quem nunca jogou.
Motivo da recomendação
Nesse jogo foi adicionado o personagem Cappy, o chapéu que pode ser controlado pelo segundo jogador. Então, caso jogue com uma criança, basta deixá-la controlar o Cappy que a mesma não “morrerá”.
Na maioria das vezes a criança poderá fazer o que bem entender dentro do jogo, sendo necessário em alguns momentos que a mesma auxilie quem estiver controlando o Mário, mas isso pode ser aproveitado para que os pais interajam com seus filhos e os ajudem nessas horas.
Mighty Goose
Jogo com inspiração no clássico da SNK, Metal Slug. Muito engraçado e repleto de ação, o game possui um nível de dificuldade balanceado, nem muito fácil e também nem muito difícil.
Motivo da recomendação
Da mesma maneira que vimos em Mario Odyssey, nesse jogo o segundo jogador não morre e serve apenas como um auxiliar do personagem principal. Além disso existem diversos animais que protagonizam o jogo, fazendo com que ele abuse das cores e tenha um visual bem leve.
Vale destacar que nos dois jogos sugeridos nós exemplificamos uma situação onde o adulto estava controlando o jogador principal e a criança ficou como a auxiliar, mas nada impede que o cenário seja invertido, no caso da criança ser mais experiente, pois a experiência não será atrapalhada por conta da dificuldade do jogo.
Jogos de simulação (6 anos / quase nenhuma experiência)
Animal Crossing: New Horizons
Um dos jogos de simulação mais cativantes dos videogames, aqui você poderá desenvolver sua ilha e fazer dela um lugar aconchegante. Mesmo que o preço seja considerado caro, por ser um exclusivo, ele possui um gameplay que pode durar centenas de horas e durar alguns anos de jogatina.
Motivo da recomendação
No modo multiplayer vocês arrumaram sua ilha juntos, sendo um game ideal para que a criança desenvolva sua coordenação motora, estimulando também a sua criatividade por conta de algumas ações a serem realizadas na ilha para deixá-la com a sua cara.
Stardew Valley
Se você achou que gerenciar uma ilha é muita coisa, que tal tentar gerenciar uma fazenda, cheia de animais fofos? Esse game também passa facilmente das 100 horas de gameplay e possui uma alta qualidade, sendo uma ótima opção quando analisamos o seu preço.
Motivo da recomendação
Fazemos a recomendação desse game baseado nos mesmos fatores descritos em Animal Crossing, lembrando que ambos os jogos estão disponíveis em português.
Jogos de plataforma (7 anos / pouca, mas com alguma experiência)
Super Mario 3D World + Bowser’s Fury
Aqui temos mais uma opção de jogo do Mario, que possui um excelente modo cooperativo. O game traz ótimas fases e jogando com outro player você sentirá um ótimo equilíbrio entre sinergia e independência, trazendo diversos momentos de criatividade dentro do jogo.
Motivo da recomendação
Aqui temos um ótimo jogo para iniciar na criança o desenvolvimento do senso de punição nos jogos, onde ela deve aprender a pular e evitar inimigos e obstáculos. E, mesmo que a criança faça seu personagem morrer, o outro jogador pode seguir caminho na fase sem problemas e assim carregar o progresso do jogo.
Rayman Legends
Um ótimo jogo em 2D que traz inúmeras surpresas, além de lindos cenários, criatividade, personagens carismáticos e bastante conteúdo.
Motivo da recomendação
Esse jogo possui todos os motivos que fazem o jogo do Mario valer a pena, mas possui um ótimo custo benefício, chegando ao valor de venda abaixo de 50 reais em algumas promoções na eShop. Além disso, ele conta com alguns modos extras, inclusive com um futebol bem simples, mas divertidíssimo.
Jogos de luta (7 anos / de pouca para média experiência)
Super Smash Bros. Ultimate
Esse game de luta possui uma versatilidade tão absurda que pode ser jogado desde a uma criança até a um jogador profissional, tendo até campeonatos. Aqui tudo é customizável, desde a fase, armadilha, item, enfim, tudo pode ser customizado e adaptado para a experiência de cada jogador. Um dos jogos de lutas preferidos de 10 a cada 10 proprietários do Switch.
Motivo da recomendação
Existem diversos personagens para escolher e se divertir, além da sua versatilidade que leva uma curva incrível de aprendizado, pois a CPU vai do level 1 até o 9. Além disso, pais e filhos podem fazer duplas, trios ou até jogarem pais e filhos ao mesmo tempo, caso sua família seja maior.
O jogo possui também vários modos de jogo e podem ser jogados de forma cooperativa, fazendo com que seja mais um exemplo de jogo que você compra e joga por anos, sendo um ótimo presente.
Brawlhalla
Essa é uma opção grátis na lista, sendo praticamente um Smash Bros mas sem custos. Aqui a dificuldade é maior, mas você consegue jogar de forma cooperativa com outro jogador, lutando contra a CPU, dessa forma você pode ajudar a criança durante o combate.
Motivo da recomendação
Além de ser um ótimo jogo e estar disponível gratuitamente, você pode comprar pacotes de lutadores ou algumas skins de crossovers, como os das Tartarugas Ninja ou Cartoon Network.
Quer conhecer mais opções de jogos para curtir com seus filhos? Confira então a segunda parte dessa relação.