Você quer conhecer como será a narrativa interativa e o entretenimento criado através do Unreal Engine 5 no futuro? Matrix – O Despertar: Uma experiência Unreal Engine 5 chegou como uma nova demonstração tecnológica para mostrar ao mundo o que hoje em dia é possível quando você combina a UE5 com o PlayStation 5.
Contendo parte da sua experiência cinematográfica e outra parte jogável, essa demo foi criada por membros da equipe do filme Matrix original, incluindo Lana Wachowski, James McTeigue e John Gaeta, contando com a colaboração das equipes da Epic Games e parceiros.
Em sua parte cinematográfica você verá réplicas digitais de Keanu Reeves e Carrie Anne-Moss incrivelmente realistas. Em seguida, a demo se transforma em uma experiência interativa com perseguições de carros e tiros em terceira pessoa num ritmo acelerado.
Essas sequências são completamente dinâmicas – o mundo responde a você de uma maneira totalmente improvisada. Isso é possível por conta do Chaos, o sistema de física de alto desempenho do Unreal Engine que consegue entregar níveis de destruição com qualidade cinematográfica em tempo real, além de simular o movimento dos tecidos, cabelos, veículos e muito mais.
Toda a equipe de criação conseguiu utilizar o universo simulado para explorar diferentes opções criativas para todo conteúdo cinematográfico, com membros da equipe dirigindo carros pela cidade virtual para capturar fotos emocionantes. Esse processo refletiu a maneira como os cineastas normalmente exploram uma cidade para encontrar as melhores ruas e assim contar sua história – mas sem as restrições físicas do mundo real.
Matrix – O Despertar: Uma experiência Unreal Engine 5 foi projetado com o objetivo de tirar o máximo proveito da tecnologia do PS5 – o que inclui sua unidade SSD super-rápida, CPU, GPU, juntamente com o ray tracing do console.
Para que isso fosse possível, foi construída uma enorme cidade de mundo aberto com 16 quilômetros quadrados, composta por 7 mil edifícios feitos com milhares de peças modulares, cada uma delas construída com milhões de triângulos e aprimorada com adereços, sinalização, destroços e muito mais. São 1.248 cruzamentos simulados, 45.073 carros estacionados (dos quais 38.146 são dirigíveis), mais de 260 km de vias e 512 km de calçada.
Este ambiente enorme e dinâmico é incrivelmente rico, complexo e fotoreal. É feito de bilhões de polígonos que são transmitidos pelo Nanite, o sistema de geometría de macropolígono virtualizado do UE5, e processados pela poderosa CPU e GPU do PS5 para entregar um nível incrivelmente alto de detalhes e fidelidade visual. Um poderoso sistema de geração de áudio procedural simula o ruído de se estar em uma cidade movimentada, aumentando a sensação de presença no ambiente.
O resultado é uma experiência interativa completamente poderosa, envolvente e fotorrealística. Repleto de personagens críveis e veículos dirigíveis, você pode explorar a cidade a pé, entrar em um veículo ou voar por aí com uma visão panorâmica.
Essa demonstração representa um novo patamar de qualidade para conteúdo interativo – sendo mais rico e envolvente. Isso porque o seu ambiente de mundo aberto é uma cidade que vive, que respira.
Seus personagens e seu tráfego não são gerados apenas espontaneamente, dependendo de para onde o jogador está olhando – eles são atores em uma simulação global que é constantemente avaliada. Em suma, eles existem quer você esteja olhando para eles ou não. Isso significa que as pessoas e os veículos na experiência agem de uma maneira muito mais confiável.
O ambiente também parece “real” de uma forma que as experiências interativas até agora nunca foram, graças às novas tecnologias UE5 que processam tudo dinamicamente em tempo real, em vez de servir apenas as imagens que foram pré-computadas offline, como na maioria dos exemplos que temos até hoje.
O Lúmen é um exemplo disso – através deste poderoso sistema de iluminação global é possível trazer a fidelidade da iluminação indireta, como reflexos de superfícies espelhadas ou molhadas, para mais perto do que nunca do mundo físico. Como o Lúmen é renderizado em tempo real, você pode ajustar a iluminação na experiência movendo o sol para qualquer ângulo e ver o efeito instantaneamente. Existe até um modo noturno experimental escondido na experiência para você descobrir.
Para dar a sensação de uma metrópole viva e vibrante, dezenas de milhares de personagens digitais ultra-realistas povoam a cidade, impulsionados por um sofisticado sistema de Inteligência Artificial.
Na imagem acima, capturada do Unreal Engine 5, você pode ver o personagem principal com o Control Rig sendo usado para ajustar a sua animação. O que empolga os desenvolvedores de jogos nessa imagem é que ela mostra o ativo sob manipulação no contexto do ambiente ao vivo. Ele ilustra que você pode criar experiências interativas de uma forma muito mais natural e fluida – ajustando coisas como animação de personagens na cidade enquanto está sendo executado em tempo real e com qualidade final.
Matrix – O Despertar: Uma experiência Unreal Engine 5 mostra o que a próxima geração de experiências interativas tem a oferecer: vastos mundos abertos, ação cada vez mais envolvente e níveis de realismo gráfico que podem corresponder ao conteúdo cinematográfico.
Baixe essa experiência agora em seu PS5 e explore o futuro da narrativa interativa e do entretenimento.
Fonte: PlayStation.Blog