Se você chegou até aqui é porque gosta de jogos antigos e quer saber quais são os melhores disponíveis no Nintendo Switch, não é mesmo? Sabemos o quanto é bom conhecer e poder revisitar alguns clássicos games que estão disponíveis até hoje para aquecer aquela nostalgia que existe dentro de nós.
E saiba que o Nintendo Switch vem conseguindo manter os jogos antigos vivos para que as novas gerações de jogadores possam experimentar, além de possibilitar aos jogadores antigos a chance de reviver velhos clássicos que ajudaram a moldar nossa infância e que dinheiro nenhum pode comprar.
Através da assinatura do serviço Nintendo Switch Online e de alguns outros lançamentos em formato digital e físico, reunimos aqui uma coleção de alguns dos melhores jogos retrô disponíveis no Switch.
Então bora lá conferir essa lista!
10. F-Zero
F-Zero trouxe algo revolucionário para a época, onde os sprites dominavam os consoles, fazendo com que a pista rotacionasse e nos dando a sensação de estarmos tão rápido quanto um piloto de corrida, através de cenários e carros futuristas.
O perigo não se encontra em cada curva mas também em todas as retas, atrás de você, na frente de você, ao lado e provavelmente acima também.
Bater nas laterais eletrificadas da pista ou em outros jogadores resultará em danos. Existem faixas da pista para “curar” o seu veículo mas concentre-se para que não exploda antes de cruzar a linha de chegada!
9. Okami HD
Os fãs do de The Legend of Zelda: The Wind Waker estarão por todo lado no game Okami HD. O diretor Hideki Kamiya chegou a falar publicamente de seu amor pela série Zelda e citou-a como uma grande inspiração para este jogo, o que só pode resultar em algo bom.
Okami tem um estilo de arte aquarelada instantaneamente reconhecível. Muitas das fases parecem estar se movendo e mudando conforme você avança no jogo, especialmente quando você está empunhando o Pincel Celestial!
Jogue como Amaterasu, uma deusa do sol que pode se tornar um lobo elegante chamado Shiranui. Usando o pincel celestial, ela deve trazer a vida de volta a um mundo sombrio.
A versão HD deste jogo é uma maravilha de se ver, inclusive podemos dizer que é uma verdadeira obra de arte.
8. Golden Axe
Sei que alguns de vocês podem ter redescoberto este jogo novamente graças ao lançamento do Sega Mega Drive mini nos últimos anos, mas jogar esse game no modo portátil nunca fica velho.
Aqui seu objetivo é o de frustrar os planos do vilão Death Adder e das forças do mal que causaram um monte de estragos e roubaram o Machado de Ouro (taí o nome do jogo rs…).
Escolha entre um Guerreiro, uma Amazona ou um Anão enquanto você mata tudo que está em seu caminho nesta luta de scroll horizontal. Use magia, pegue comida e lance-se contra inimigos no solo e no céu. Honestamente, se você adora jogos tipo Gauntlet, volte às origens e experimente este jogo épico!
7. Resident Evil 4
Resident Evil 4 levou toda a franquia Resident Evil a um outro patamar. Estamos falando a respeito do ângulo da câmera no ombro, zumbis que revidam e atacam você e um novo cenário fora de Racoon City.
Esse novo local – na Espanha, é uma vila cheia de residentes que tiveram seus cérebros danificados por um parasita que mastiga células.
Falando nos zumbis, ao invés deles apenas vagarem sem rumo por aí eles se unem para tentar prendê-lo e atacá-lo com praticamente tudo, desde ferramentas elétricas a explosivos.
Então capriche na pontaria e coloque uma bala na cabeça deles e acabe logo com isso. Não dê a eles a mínima chance de lhe morder, nem que seja apenas na orelha.
6. Super Mario 64
Este jogo é a razão pela qual ficamos animados com a ideia de podermos jogá-lo no modo portátil, um verdadeiro clássico do Mario agora podendo ser jogado em qualquer lugar.
O game foi lançado na coletânea Super Mario 3D All-Stars e ficou bem bonito nas nossas TVs atuais, devido a alguns pequenos detalhes de tela que estão em HD. A Nintendo preferiu manter a sensação gráfica do jogo quase intacta ao invés de suavizar tudo e fazer um remake, algo que eu curti mas que muita gente não gostou.
Ok, então não é widescreen quando está no modo TV, mas quem se importa. Este jogo nunca foi feito para ser jogado em TVs mais recentes, então estamos felizes que funcione!
E talvez a melhor parte – sem cãimbras nas mãos por usar o controle original do N64!
5. Super Metroid
Samus Aran é 100% a personagem mais “durona” que a Nintendo já criou. Com um canhão de plasma, o traje de batalha mais icônico de todos os tempos e uma nave que basicamente se assemelha ao seu capacete, ela é uma grande chefe.
Lute através de níveis até então inacessíveis e mire em oito direções diferentes conforme você se move através de cada nível. Se transforme em uma bola para rolar mais rápido e entrar em tubos minúsculos também. Sim, Samus é um presente até hoje.
Alguns dos chefes neste jogo são muito grandes e derrubá-los é uma tarefa árdua, então encha-os de plasma antes que eles tenham a chance de esmagá-lo.
4. Donkey Kong Country
O Sr. Miyamoto pode não ter sido o maior fã dos gráficos pré-renderizados em Donkey Kong Country, mas este jogo resume o SNES em poucas palavras.
Dois macacos cavalgando em um rinoceronte e derrotando crocodilos. Sim, é a história de campeões e uma verdadeira aventura clássica que levou Donkey Kong ao estrelato e ajudou a acabar com a história dele ser um vilão da primeira aparição do Mario (Jumpman).
Apenas como curiosidade, eu nunca consegui descobrir o por que o vilão do game, King K.Rool, que é um crocodilo, curte o lance de roubar as bananas de um macaco. Simplesmente não faz sentido, afinal como os crocodilos conseguem abrir as bananas?
3. Sonic The Hedgehog 2
Se o Mario é o menino de ouro da Nintendo, então Sonic é, sem dúvida, o da Sega e um dos personagens dos jogos mais icônicos de todos os tempos.
Este daqui é um dos melhores jogos do Sonic de todos os tempos; é atemporal e apresenta a Emerald Hill Zone, o que mais você precisa saber!
Desde a fase Casino Night a impenetrável Death Egg, Sonic e Tails têm que recuperar as Esmeraldas do Caos e assim derrotar o Dr. Robotnik, salvando os animais e pegando anéis e powerups ao longo do caminho.
2. The Legend of Zelda: Ocarina Of Time
Esse jogo dispensa maiores apresentações. É simplesmente um dos melhores jogos da franquia Zelda de todos os tempos além de ser um dos melhores jogos do Nintendo 64.
Desde derrotar a Rainha Gohma, retirar a Master Sword, até o confronto final com Ganondorf, este jogo é a perfeição absoluta.
Se você gosta de jogos com uma história incrível e muitos quebra-cabeças para mergulhar e nunca jogou esse jogo antes, jogue-o no Nintendo Switch Online IMEDIATAMENTE.
1. Mario Kart 64
E, finalmente, Mario Kart 64 leva o troféu de ouro de melhor jogo retrô do Nintendo Switch!
Ter a capacidade de jogar Mario Kart 64 online com amigos instantaneamente leva este jogo ao primeiro lugar. Sei que aprecio bastante os jogos multijogador que podemos jogar com os amigos no sofá, mas isso é algo que nunca pensei que aconteceria em um milhão de anos!
Acelere em todas as nostálgicas pistas, coletando power ups e deixando cair itens para parar seus oponentes. Mario Kart 64 também é descaradamente simples.
É claro que adoro Mario Kart 8 Deluxe, mas saiba você que essa versão do Nintendo 64 é simplesmente escolher um piloto, uma das copas e começar a diversão, sem escolha de karts, rodas ou paraquedas.
Sim, um dos melhores jogos multiplayer do Mario é sem sombra de dúvida o melhor jogo retro no Nintendo Switch. Pegue o pacote de expansão do Nintendo Switch Online agora e comece a correr!