Quando você pensa sobre a Nintendo, temas sérios provavelmente não vêm à mente. A empresa não costuma lançar títulos que explorem tristeza, perda e sofrimento.
Durante uma entrevista ao The New Yorker, a grande mente por trás de franquias como Super Mario Bros. e The Legend of Zelda, Shigeru Miyamoto mencionou que os jogos da Big N “são projetados para proporcionar uma sensação calorosa; todos podem aproveitar seu tempo jogando ou assistindo.” Dado isso, e como a Nintendo pretende colocar sorrisos nos rostos dos jogadores, ele não se arrepende de ser capaz de abordar os tipos de tópicos mais sérios.
Confira as palavras completas de Miyamoto:
“Os videogames são uma mídia ativa. Nesse sentido, eles não exigem emoções complexas do desenvolvedor; são os jogadores que pegam o que damos a eles e respondem de suas próprias maneiras. Emoções complexas são difíceis de lidar na mídia interativa. Estive envolvido com [produção de] filmes, e a mídia passiva é muito mais adequada para lidar com esses temas. Com a Nintendo, o apelo de nossos personagens é que eles unem famílias. Nossos jogos são projetados para proporcionar uma sensação calorosa; todos podem aproveitar seu tempo jogando ou assistindo.
Por exemplo, quando eu estava brincando com meu neto recentemente, toda a família estava reunida em torno da televisão. Ele e eu estávamos focados no que estava acontecendo na tela, mas minha esposa e os outros estavam focados na criança, gostando de vê-lo curtindo o jogo. Fiquei muito feliz por termos conseguido produzir algo que facilitou esse tipo de experiência comunitária. Esse é o cerne do trabalho da Nintendo: trazer sorrisos aos rostos dos jogadores. Então, eu não tenho nenhum arrependimento. Se alguma coisa, eu gostaria de ter fornecido mais alegria, mais risos. ”
Shigeru Miyamoto – Entrevista ao The New Yorker