O aguardado lançamento de Xenoblade Chronicles X: Definitive Edition trouxe de volta ao centro das atenções um dos RPGs mais queridos do Nintendo Wii U, agora disponível também para o Nintendo Switch. No entanto, além das novidades já divulgadas pela Nintendo e pela Monolith Soft, surgiram informações interessantes que podem indicar melhorias significativas no desempenho do jogo para o futuro console da empresa, o Nintendo Switch 2.
Recentemente, MasaGratoR, conhecido modder especializado em jogos da Nintendo, revelou uma descoberta curiosa no código interno da versão definitiva do game: um modo oculto que permitiria rodar Xenoblade Chronicles X a 60 quadros por segundo (FPS), em contraste com os 30 FPS que o jogo atinge no Nintendo Switch atual. A existência dessa opção, mesmo não totalmente implementada, sugere planos da desenvolvedora de possivelmente explorar melhorias na retrocompatibilidade com o sucessor do atual console híbrido da Nintendo.
De acordo com as análises feitas pelo modder, o modo encontrado no código ainda apresenta problemas técnicos consideráveis, causando inconsistências visuais e problemas na interface do usuário. MasaGratoR explicou em sua publicação que o executável do jogo inclui um recurso incompleto, desenvolvido apenas parcialmente e não otimizado o suficiente para funcionar de forma estável atualmente:
About Xenoblade Chronicles X:
— MasaGratoR (@masagratordev) March 20, 2025
– Dynamic resolution ranges: 504p-720p handheld, 760p-1080p docked
– Game's executable has hidden 60 FPS mode. It seems to be implemented only partially since enabling it causes weird issues. As a proof screen from function that sets UI speed, 1.0.1 pic.twitter.com/Ag09YVQ7g1
“Descobrimos uma configuração escondida no executável do jogo que permitiria o funcionamento a 60FPS. No entanto, sua ativação causa comportamentos estranhos e instabilidade na performance da interface e das animações”, comentou.
Além disso, o modder revelou informações sobre a resolução dinâmica do game, que varia de 504p a 720p no modo portátil e de 760p a 1080p quando conectado à dock. Esses detalhes técnicos reforçam ainda mais a ideia de que o futuro Nintendo Switch 2 pode trazer melhorias substanciais no desempenho gráfico e de taxa de quadros para títulos retrocompatíveis, elevando consideravelmente a experiência de gameplay.
Vale lembrar que a Nintendo ainda não comentou oficialmente sobre o assunto. Portanto, todas essas informações devem ser consideradas rumores e especulações até que haja um anúncio oficial por parte da empresa ou da Monolith Soft.
Caso os rumores se confirmem, isso representaria um grande avanço para os fãs da franquia Xenoblade, que poderiam experimentar o título com uma fluidez inédita em um console da Nintendo, oferecendo uma experiência ainda mais imersiva e agradável.