Que Mega Man é um dos maiores ícones da história dos games todo mundo sabe. Gostando ou não essa é uma franquia que já passa dos 30 e segue firme e forte com seu último título lançado em 2018 (Mega Man 11).
Resolvemos assim aproveitar e trazer algumas curiosidades sobre essa franquia para você. Confira abaixo.
Astro Boy
Você pode notar algumas semelhanças entre Mega Man e Astro Boy, pelo menos em seus primeiros jogos.
E tudo bem notar estas semelhanças, porque o personagem da Capcom acabou surgindo de uma arte conceitual de um jogo que a empresa faria do amado personagem de anime.
Nem tudo foi feito no Japão
Existiram alguns personagens que foram criados de uma maneira muito especial para o jogo.
Todos os vilões da franquia foram criados pelos desenvolvedores da Capcom no Japão, menos Knight Man e Wind Man do game Mega Man 6. Eles foram criados por fãs que enviaram suas artes para um concurso que a Capcom promoveu nos EUA.
Inspirações para os Doutores
Dois grandes personagens que temos nessa franquia são o Dr. Light e o Dr. Willy.
Você sabia que a inspiração para criar os dois personagens vieram de dois cientistas aclamados reais? Thomas Edison e Albert Einstein
Os nomes completos dos personagens do jogo são Thomas Light – sendo Thomas Edison o inventor da lâmpada – e Albert Willy.
Super Mega Man?
Quando a franquia Megaman X foi criada, nós estávamos chegando na era do Super Nintendo.
E assim como muitas franquias que foram criadas para o console, que receberam o nome Super alguma coisa, Megaman X quase foi chamado de Super Mega Man, mas a Capcom acabou mudando de ideia.
Street Fighter
Outra coisa vinda juntamente com a franquia Mega Man X, foram algumas referências à outra franquia de sucesso da Capcom. Street Fighter.
Em Mega Man X nós temos a capacidade de encontrar e possuir o poder de soltar um Hadouken que é extremamente poderoso, já em Mega Man X2 nós temos a capacidade de conseguir o poder de um Shoryuken.
Fora alguns vilões que tem algumas referências à golpes de Street Fighter como o caso de Magma Dragon.
Rainbow Man
Nós sabemos muito bem que no Japão Mega Man é originalmente conhecido como “Rockman” mas uma coisa que quase ninguém sabia é que o personagem quase foi batizado de “Rainbow Battle Rock Man” por conta da sua habilidade de trocar de cores quando equipado com armas diferentes. Bem curioso…
Porque azul?
Já parou e se perguntou o por que do Mega Man ser azul?
Isso se deve ao fato de que o processamento de cores do NES processava muito mais as paletas de cores azuis, o que deixava o personagem ser feito em um nível muito maior de detalhamento.
Zero protagonista?
Quando as primeiras ideias de Mega Man X foram surgindo, Keiji Inafune sugeriu que tivéssemos um protagonista novo, e ninguém menos do que Zero, um personagem original criado por Inafune.
Mas a Capcom abandonou a ideia por pensar que o público iria estranhar a nova franquia sem Mega Man.
Guns n’ Roses
Mega Man X5 tem um detalhe muito interessante que foi feito por um motivo simplório, porém nobre.
Na versão americana do jogo, todos os chefes de fase tem nomes relacionados com integrantes da banda Guns N’ Roses, e isso não acontece na versão original japonesa.
Isso aconteceu pelo simples fato da tradutora americana querer homenagear ao seu marido que era muito fã da banda.
O pai que não é o criador!
Kenji Inafune, que é tido como o “pai” de Mega Man não é criador do personagem. O conceito do robozinho foi imaginado por Akira Kitamura, que não somente foi o responsável por criar Mega Man, mas também pela maioria dos robôs inimigos e até cenários do primeiro jogo.