Em 21 de novembro de 1990 chegava às lojas japonesas o Super Famicom (Super Nintendo no ocidente), videogame de 16 bits que tinha a missão de dar continuidade ao sucesso de vendas que a Nintendo havia conseguido na geração 8 bits.
E foi no Super Nintendo em que algumas franquias continuaram com grandes jogos, como Super Mario e The Legend of Zelda, e outros clássicos foram lançados e são lembrados até hoje, sendo muitos desses jogos listados como os mais vendidos de todos os tempos.
Esse é um dos consoles mais populares entre os fãs da Nintendo, tendo um dos melhores controles já lançados por um videogame até os dias atuais. Podemos destacar também que algumas versões do console foram lançadas com o passar do tempo, como o modelo Júnior e Baby, mais compactos, e mais recentemente o Classic Edition, versão mini com jogos pré-embutidos e rodando por emulação.
Aproveitando esse momento nostálgico fizemos uma lista com os 10 melhores jogos de Super Nintendo (eu sei, muitos que vocês gostam ficaram de fora…). Vale lembrar também que essa lista está em ordem de lançamento dos jogos. Então bora lá!
Super Mario World – 1990

Além de ser um dos mais divertidos e de ser obrigatório se jogar quando falamos no Super Nintendo, ele é o mais vendido da plataforma, afinal foi o jogo que acompanhava a maioria dos consoles. Aqui tudo parece maior e mais bonito do que havíamos visto até então nos jogos do Mario, aproveitando-se muito bem do que o hardware do Super Nintendo tinha a nos oferecer, com efeitos de rotação e zoom.
Nesse jogo vimos pela primeira vez o Yoshi, que de personagem secundário fez tanto sucesso que seria um personagem recorrente da franquia, inclusive com jogos sendo protagonista.
Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time – 1991

Se você assim como eu adorava os jogos de briga de rua dos fliperamas (eu sei, o nome correto é beat’em ups mas só fui conhecer esse termo depois de velho rs…) você deve jogar esse daqui. Trazendo todo o sucesso do arcade das Tartarugas Ninja para os consoles domésticos, a Konami acertou em cheio nessa adaptação para o Super Nintendo.
Aqui as tartarugas devem combater os vilões clássicos dos desenhos Destruidor e Krang, além de todo o Clã do Pé através de uma aventura que viaja no tempo, indo dos tempos dos dinossauros até um futuro tecnológico.
Super Metroid – 1991

Sequência direta do game Metroid II Return of Samus, do Nintendinho, acompanhamos a protagonista Samus enfrentar alguns piratas espaciais no planeta Zebes. Um clássico do Super Nintendo que traz várias melhorias, diversas armas, um mapa gigante pra época e aquele estilo de jogo que virou até gênero atualmente (e viva os Metroidvânias!)
The Legend of Zelda: A Link to the Past – 1991

Mais uma grande franquia da Nintendo que teve continuidade na era dos 16 bits e não fez feio, apresentando lindos gráficos, ótima mecânica e implementando novos conceitos de combate e narrativa que são utilizados na série até os dias de hoje. Imperdível pra você jogar.
Super Mario Kart – 1992

Esse jogo foi motivo de muita disputa e discussões entre amigos na infância, afinal quem nunca ficou “full pistola” ao levar um casco vermelho quando estava prestes a ganhar uma corrida que atire a primeira casca de banana 🙂
Sendo o jogo de origem dessa franquia de corrida do Mario que existe até hoje, inclusive nos celulares, ele possui algumas mecânicas simples e 8 personagens do universo do bigodudo da Nintendo para escolher. Com certeza será um motivo de muita diversão para jogar sozinho ou com seus amigos.
Super Star Fox – 1993

Jogo que fazia uso do chip FX, que operou alguns “milagres” em termos gráficos no Super Nintendo. Aqui acompanhamos a primeira aventura de Fox McCloud e sua trupe de amigos, onde eles devem enfrentar Andross, que possui o objetivo de destruir o sistema Lylat.
É um game de aventura espacial que traz um combate de naves com visual todo poligonal, o que foi uma novidade e revolução na época de seu lançamento.
Super Street Fighter II Turbo – 1994

Esse não é apenas mais um jogo da franquia Street Fighter para a geração 16 bits, mas sim o jogo que trouxe um compilado das edições anteriores (Super, Champion Edition e Hyper Fighting) com a utilização dos mapas originais de Street Fighter II.
Aqui tivemos a correção de diversos bugs e outros problemas das versões anteriores (tempos que não tínhamos DLC para correção), além do aprimoramento de golpes e a opção de se jogar com personagens iguais, mudando a cor de suas roupas.
Donkey Kong Country 2 – 1995

Com uma menção honrosa para os outros 2 jogos da franquia Donkey Kong lançados no Super Nintendo, aqui em Donkey Kong Country 2 temos uma aventura protagonizada por Diddy e Dixie, que pode ser jogada em modo single player, cooperativo ou competitivo.
Tendo um aprimoramento em relação ao jogo anterior na sua mecânica, onde cada um dos personagens possui habilidades únicas, além do visual e gameplay que continuam impecáveis, esse é mais um jogo que você deve jogar.
Chrono Trigger – 1995

Mais um RPG na lista, mas este daqui tem em especial a equipe que fez parte do seu desenvolvimento, dentre eles Hironobu Sakaguchi e Nobuo Uematsu, o produtor e compositor de Final Fantasy, além do Yuji Horii, diretor da série Dragon Quest e Akira Toriyama, criador do Dragon Ball.
Falando do jogo em si, aqui contamos com 6 personagens, além de Cronos, sendo possível escolher dentre eles 3 para controlarmos durante as aventuras e batalhas. Junta-se a isso tudo o fato de sua jogabilidade e cenários serem revolucionários no seu lançamento, tendo o jogo alguns segredos sendo encontrados até hoje.
Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars – 1996

Um jogo de RPG que adorei jogar em meu Super Nintendo, até porque conta com os personagens da franquia do Mario e isso por si só já faz ser um jogo para se conhecer. Super Mario RPG foi desenvolvido pela Square (atual Square Enix), juntamente com a Nintendo. O jogo é o primeiro RPG estrelado pelo mascote bigodudo da Nintendo, e foi por 7 anos o último jogo da Square em um console da Big N, até o lançamento de Final Fantasy Crystal Chronicles para o Game Cube em 2003.
Com uma história separada da cronologia normal da série de Mario, ele possui uma gameplay que combina elementos da série Final Fantasy com outros de Chrono Trigger, sendo uma ótima opção para que curte o gênero, com diversão e dificuldade na medida certa.